“Nave Mata Mosquito” Vai Reforçar Ações Contra a Dengue Em Sorocaba

mar 26, 2024 | Notícias

A “NAVE MATA MOSQUITO”, COMO FOI APELIDADO O DRONE DJI AGRAS T40, COMEÇOU A SER USADA EM AÇÕES DE ROTINA NO COMEÇO DO MÊS DE MARÇO

As atividades de combate à dengue em Sorocaba ganharam um novo aliado nesta segunda-feira (26). A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizou um teste de aplicação de veneno para controle das arboviroses, incluindo dengue, chikungunya, zika e febre amarela, em um terreno localizado na Rua da Caridade, no Jardim Santa Fé, zona sul da cidade. Esse teste foi conduzido utilizando um drone agrícola adaptado para a pulverização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Apelidado de “nave mata mosquito”, esse equipamento começará a ser usado em ações de rotina já na próxima semana.

Parceria para Introdução da Tecnologia

Essa iniciativa foi possível graças ao intermédio do Parque Tecnológico de Sorocaba, que viabilizou uma parceria com a empresa DJI Agriculture, do ramo agrícola, visando introduzir a tecnologia na campanha de controle do mosquito da dengue. O drone tem capacidade para transportar até 40 litros de veneno e voa a uma altura máxima de 100 metros.

Avaliação da Eficácia do Equipamento

Durante o teste do drone, equipes da Secretaria da Saúde (SES) e do setor de Zoonoses acompanharam o processo, constatando a eficácia do equipamento em alcançar áreas de difícil acesso e isoladas, que requerem ações de pulverização. A aplicação do veneno será realizada com rigor técnico para evitar danos ao meio ambiente e para prevenir a resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.

Planejamento da Ação de Pulverização

Para garantir que a ação seja efetiva, a Secretaria da Saúde vai indicar os locais que receberão o veneno por meio do drone, considerando a dificuldade de acesso a esses locais e o número de casos registrados nos arredores. Em breve, a Administração Pública divulgará as informações sobre o início da operação do drone.

Outras Medidas de Combate à Dengue

Além da introdução da “nave mata mosquito”, as atividades de combate à dengue em Sorocaba incluem uma série de ações contínuas. A SES tem intensificado o trabalho educativo nos bairros, onde uma força-tarefa, com três caminhões, realiza a retirada de materiais que podem acumular água e se tornar potenciais criadouros do mosquito.

Orientações à População e Canal de Denúncias

É fundamental que a população também adote medidas preventivas em suas residências, como manter lixeiras tampadas, guardar pneus secos em local coberto, eliminar recipientes que possam acumular água, entre outras ações. A Secretaria de Saúde reforça que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas através do canal 156, do site da Prefeitura ou nas Casas do Cidadão. Além disso, é possível registrar ocorrências pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município. Após o registro, uma equipe técnica é enviada ao local para tomar as providências necessárias.

Gohobby no combate a dengue 

Os drones DJI Agras T20P e T40 representam ferramentas inovadoras e promissoras para o combate ao desmatamento e à dengue. Sua capacidade de realizar tarefas com precisão, eficiência e segurança os torna soluções essenciais para proteger o meio ambiente e a saúde pública.

Para mais informações sobre os drones T40 e T20p fale com a nossa equipe comercial ou acesse nosso site:

DJI T40:https://www.gohobby.com.br/agras-t40/

DJI T20P: https://www.gohobby.com.br/agras-t20p/

 

 

Mais sobre:

Lais Nogueira