Drones substituem aviões agrícolas e se tornam o futuro do agro no Brasil: Drones agrícolas estão tomando o espaço de aviões e pulverizadores

jul 4, 2024 | Notícias

Na última década, aviões agrícolas e grandes pulverizadores estão sendo gradualmente substituídos por drones, graças a fatores como redução de custos e aumento da produtividade no campo.

Os conhecidos aviões agrícolas e grandes pulverizadores, frequentemente usados no oeste da Bahia, região de destaque nacional na produção de grãos, estão dando lugar aos drones agrícolas. Esta tecnologia avançada é um dos destaques da Bahia Farm Show, a segunda maior feira do agronegócio brasileiro e a mais importante do Norte e Nordeste. Especialistas indicam que, nos últimos dez anos, os aviões agrícolas e grandes pulverizadores começaram a ser substituídos por drones devido a vários fatores, incluindo a redução de custos e o aumento da capacidade produtiva.

Gerente de uma loja especializada na venda de drone agrícola, explicou a rápida evolução desses equipamentos. “Em 2017, os drones agrícolas tinham capacidade de carga de 5 litros de pulverizador. Hoje, temos drones com capacidade de 50 litros. Essa evolução é notável, e podemos esperar ainda mais avanços no futuro”, afirmou. 

“Em termos de custos, um produtor pagaria entre R$1,5 e R$2 milhões por um pulverizador.” Embora um pulverizador cubra uma área maior porém muitas vezes com menos capacidade de penetração na aplicação, dois drones agro podem fazer o mesmo trabalho por um custo muito menor”, comparou.

Os drones mais modernos e maiores conseguem atender mais de 900 hectares, equivalente a 900 campos de futebol ou 90.000.000 metros quadrados. Para o uso de drones no agronegócio, é necessário que os equipamentos estejam homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os voos precisam de autorização de uso do espaço aéreo da Aeronáutica, além de avaliação de risco operacional e seguro com cobertura de danos a terceiros.

Os drones são eficientes para reduzir a compactação do solo, um efeito negativo causado pelo uso excessivo de tratores devido à pressão dos pneus. Nessas condições, o crescimento das raízes é prejudicado, aumentando a mortalidade das plantas e favorecendo a erosão hídrica do solo.

Bem essas vantagens você encontra apenas conosco da Gohobby, especializados nessa área de drones agro valorizamos o futuro de suas plantações e que sua terra dê o máximo de resultado possível, com nossos incríveis drones de agricultura você economiza e recebe um resultado muito mais satisfatório, entre em contato com nossa equipe comercial ou entre em nosso site e saiba mais sobre os benefícios de nossos drones para suas terras.

Redes sociais da Gohobby:

LinkedIn

Youtube 

Instagram

Mais sobre:

Marketing Gohobby