Drones de inspeção: Defesa Civil de Brumadinho usa drone para fiscalizar queimadas ilegais!

jun 26, 2024 | Notícias

Drones com câmeras térmicas combatem queimadas ilegais e auxiliam brigadistas em Brumadinho.

O órgão emitiu um alerta para o risco de incêndios nesta época do ano. A Defesa Civil de Brumadinho tem utilizado um drone para fiscalizar queimadas ilegais. A medida, adotada nesta época do ano, tem o objetivo de combater os incêndios, mais comuns neste período de seca. A chegada do inverno, tradicionalmente mais seco, coincide com uma maior incidência de ventos fortes e do número de incêndios florestais. Diante deste cenário, a tecnologia do drone é uma aliada da Defesa Civil no monitoramento para auxiliar no combate aos incêndios e fiscalizar atividades ilegais de queimadas.

“O fogo é perigoso em diversos âmbitos, tanto para os brigadistas quanto para a população que tenta controlá-lo, mas principalmente para os animais. É comum encontrarmos diversos animais mortos nas ocorrências, como pássaros, cobras e cavalos. O fogo também afeta significativamente o solo, que perde nutrientes fundamentais nas queimadas”, explica Lucas Lara, coordenador da Defesa Civil em Brumadinho.

O uso do fogo controlado é previsto pela Lei do Manejo Integrado do Fogo. Para isso, a população deve obter autorização junto à Secretaria de Meio Ambiente para obter a supervisão dos órgãos competentes. Entretanto, queimadas sem autorização são crime.

Em Brumadinho, o combate aos incêndios florestais é realizado em conjunto pela Defesa Civil e pela Instituição Carcará.

Os drones se destacam como uma ferramenta importante na resposta emergencial aos desastres ambientais, e podem ser ainda mais eficazes com o uso de modelos avançados como o DJI Mavic 3 Termal. Equipado com câmeras térmicas avançadas, o Mavic 3 Termal é capaz de detectar focos de calor com precisão, mesmo em áreas de difícil acesso ou em condições de baixa visibilidade, como durante a noite. Esta tecnologia permite uma resposta rápida e eficiente, auxiliando as equipes de combate a focar seus esforços onde é mais necessário.

Além disso, drones como o Matrice 350 RTK, Matrice 30, Mavic 3 Multispectral e o Mavic 3 Termal, desenvolvidos pela DJI, oferecem benefícios adicionais para a gestão de desastres. O Matrice 350 RTK, por exemplo, pode voar por longos períodos e plugar payloads como câmeras térmicas e sensores de detecção, sendo ideal para missões de busca e salvamento. Já o Mavic 3 Multispectral é capaz de mapear áreas afetadas por desastres com detalhes milimétricos, facilitando a avaliação dos danos. O Mavic 3 Termal, Ele possui uma câmera térmica com resolução de 640 x 512, taxa de quadros de 30 Hz. A câmera visual principal conta com um sensor CMOS 4/3 de 20 MP, lente equivalente a 24 mm com abertura ajustável de f/2.8 a f/11, e gravação de vídeo em 4K a 30fps. A câmera secundária telefoto possui um sensor CMOS 1/2″ de 12 MP, lente equivalente a 162 mm com abertura fixa de f/4.4, zoom óptico de 7x e zoom digital de até 28x. Com a capacidade de monitorar grandes áreas de terra em pouco tempo e identificar possíveis queimadas antes que se espalhem, os drones não só melhoram a eficácia das operações de combate ao fogo, mas também ajudam a proteger a fauna ea flora locais, minimizando os danos ao meio ambiente e à biodiversidade da região.

Se interessou por algum desses produtos? Temos uma boa notícia, aqui na Gohobby contamos com todos esses drones, entre em nosso site e saiba mais ou entre em contato com nossa equipe comercial para tirar suas dúvidas. 

Redes sociais da Gohobby:

LinkedIn

Youtube 

Instagram

Mais sobre:

Marketing Gohobby