Cão-robô treinado para andar na Lua: Uma nova era de exploração espacial?

maio 2, 2024 | Notícias

Robô de quatro patas é treinado para futura excursão na lua

Imagina um robô de quatro patas, como um cão, explorando a superfície lunar. Essa é a visão de um grupo de cientistas que está treinando um cão robô para andar na Lua. Mas, para surpresa de muitos, esse treinamento está acontecendo nos Estados Unidos, sem que o robô ou os cientistas precisem viajar para o espaço.

Terreno desafiador, tecnologia robusta

O local escolhido para os testes foi o campo de neve Palmer, no Monte Hood, Oregon, a quase 2 km de altitude. O objetivo era desafiar a inovação de quatro patas a se mover em terrenos irregulares cobertos por neve, lama e pedras durante o verão passado. As quatro pernas de metal do robô precisavam se adaptar aos desafios da montanha para que ele pudesse entender como reagir em ambientes extremos, como a superfície da Lua ou de outros planetas.

Os dados coletados durante os testes, como o movimento do robô na neve e as quedas ao encontrar obstáculos, serão usados para aprimorar seu desempenho.

Robôs que se ajudam

Os cientistas liderados por Feifei Qian, da Universidade do Sul da Califórnia, pretendem ir além de um único robô. Eles querem desenvolver grupos de robôs que possam trabalhar em conjunto para superar os desafios de exploração espacial.

“Esses robôs teriam sensores para sentir as condições do solo e trocariam essas informações entre si, criando um mapa coletivo de risco de locomoção”, explica Qian. “Com esse mapa, a equipe de robôs poderia planejar suas explorações de forma mais segura e eficiente.”

Em situações de risco, como um robô que fica preso em uma pedra ou lama, os outros robôs da equipe poderiam vir em seu auxílio. Eles formariam uma ponte ou pirâmide para içá-lo e transportá-lo para um local seguro, permitindo que todos retomassem suas tarefas.

Um futuro promissor para a exploração espacial

O treinamento do Spirit na Terra é apenas o primeiro passo para uma nova era de exploração espacial. Com o desenvolvimento de robôs autônomos que podem trabalhar em equipe, as missões espaciais poderão ser mais complexas e ambiciosas, abrindo caminho para descobertas ainda mais incríveis sobre o universo.

Não é surpresa que essa tecnologia tenha sido tão bem recebida e se tornado uma das inovações mais desejadas recentemente. Afinal, quem não se encantaria com a ideia de ter um companheiro robótico de quatro patas em casa? Seja para entreter os filhos ou auxiliar nas tarefas domésticas, nós da Gohobby estamos aqui para tornar esse desejo realidade. Com o Unitree Go 2 ou até mesmo o Unitree Go 1, você pode desfrutar de todas essas funcionalidades mencionadas. Visite nosso site para saber mais ou entre em contato com nossa equipe comercial para garantir o seu próprio cão-robô.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais Gohobby para ficar por dentro das últimas novidades.

 

Redes sociais da Gohobby:

LinkedIn

Youtube 

Instagram

Mais sobre:

Lais Nogueira